Mais um ano se passou e você não conseguiu ser aprovado em um concurso público para ocupar a tão sonhada vaga de engenheiro civil? 2017 está apenas começando, portanto, a hora de se preparar e conseguir estabilidade profissional e, de quebra, um ótimo salário é agora.

Assim como foi durante todo o período em que passou estudando para se tornar um engenheiro civil, a aprovação em um concurso público é possível, mas demanda dedicação e foco total.

Por isso, se esse é realmente o seu sonho e você percebeu que o único caminho que o levará a aprovação é ter foco, seguir uma metodologia que realmente funciona e que pode ajudá-lo a alcançar o seu objetivo, essas 7 dicas são os primeiros passos. Confira!

Concurso público para engenheiro civil: o caminho para o sucesso

1.      Mantenha-se positivo

Um concurso público para engenheiro civil é a sua porta de entrada para o funcionalismo público e uma vida confortável, portanto, anime-se com o concurso e mantenha-se positivo. Estude para valer mantendo o foco no prêmio, que é a sua aprovação.

2.      Leia atentamente o edital

O foco já começa com a leitura do edital. Leia-o quantas vezes achar necessário e procure suprir todas as suas dúvidas em relação aos detalhes do concurso público: data e valor da inscrição, disciplinas cobradas, datas, horários e locais da prova, etc.

3.      Aposte em simulados e nas provas anteriores

Especialmente se acredita que não terá tempo hábil para se dedicar da maneira como gostaria no estudo das disciplinas. Esgote os simulados e as provas anteriores. Procure identificar os pontos que são mais cobrados, estude a banca examinadora e os estude a exaustão.

4.      O tempo é curto? Otimize seus estudos!

Se você deseja ser aprovado em um concurso público para engenheiro civil, compreenda que esse é o seu emprego (ou segundo emprego). Faça um planejamento detalhado de sua rotina de estudos e o siga à risca. Dê prioridade aos pontos que são mais recorrentes nos certames passados, mas não deixe de estudar pontos novos. Com organização, é possível estudar tudo o que foi pedido no edital.

5.      Não se esqueça das pausas

As pausas são tão importantes quanto os estudos, pois se você não estiver bem descansado e alimentado, todo seu esforço poderá ir por água abaixo na hora da prova. Por isso, mantenha uma alimentação saudável, mantenha-se hidratado e procure dormir de 6 a 8 horas todas as noites.

6.      Acabe com as distrações

Se você se propôs a estudar corte tudo o que pode desviar sua atenção do que mais importa: pare de conferir e-mails, saia das redes sociais e mantenha o celular bem longe e em modo silencioso. Deixe para checar suas mensagens durante as pausas. Nada de estudar com música ou televisão ligada.

7.      Siga uma metodologia

Se após algum tempo você perceber que os seus estudos não estão rendendo, o melhor a fazer é adotar uma metodologia de estudo. Dessa forma, você sabe, com antecedência, o que precisará estudar no dia seguinte, além de seguir uma ordem lógica de estudo para que consiga abranger todo o conteúdo do edital, se manter produtivo durante todo o tempo de estudo e, finalmente, ser aprovado.

 

 

Você conhece a Máquina de Aprovação em concursos públicos para engenheiro civil? Com ela você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para conhecer a nossa metodologia e baixar GRATUITAMENTE o e-book com os "4 passos para aprovação em concursos".