A faculdade de engenharia em si exige muito do aluno. O estudo parece não ter fim e, quando finalmente o canudo chega, é hora de começar outra jornada rumo à aprovação em um concurso público.

Embora não seja impossível, passar em um concurso público exige muita disciplina e comprometimento com os estudos, dois fatores que os engenheiros já estão cansados de conhecer. Manter o olhar no prêmio – a aprovação – é o que deve direcionar os esforços dos candidatos.

No entanto, mesmo o mais comprometido dos candidatos precisa de um tempo de descanso, não apenas para repor suas energias, como para renovar sua motivação para alcançar seu objetivo.

Por isso, selecionamos 5 filmes que todo engenheiro concurseiro deve assistir. Confira!

1.      Desafiando Gigantes (Facing the Giants, 2006)

O filme conta a trajetória do treinador Grant Taylor cuja missão é levar um time de futebol americano desacreditado por todos à vitória. O caminho do treinador é marcado por uma sucessão de fracassos até que ele decide mudar sua estratégia para que tenham sucesso.

O mesmo acontece com os concurseiros que, encarando sucessivas não-classificações e reprovações, além de precisarem lidar com seus próprios problemas do dia a dia, como a falta de dinheiro, conciliar mais de um emprego com a rotina de estudos, entre outros, não desistem de seu objetivo e recomeçam suas caminhadas rumo à aprovação.

2.      Quem quer ser um milionário (Slumdog Millionaire, 2008)

Parece inacreditável que um indiano jovem e pobre como Jamal seja capaz de ter os conhecimentos necessários para ganhar um prêmio milionário em um programa de TV. A história deste garoto retrata como ele utilizou o pior da sua realidade (fome e miséria) e transformou em algo positivo, como o conhecimento, algo que nunca poderá ser retirado dele.

É assim que o concurseiro deve encarar sua jornada até a aprovação. Mesmo que as circunstâncias sejam as mais adversas possíveis, a transformação em algo positivo é possível e servirá de motor para alcançar todos os seus sonhos. Imperdível.

3.      Dois Filhos de Francisco (2005)

Francisco de Camargo, percebendo o talento dos filhos, enfrentou as mais humilhantes situações para lançar a dupla sertaneja. Quando parecia que sua única opção era desistir, seus esforços começaram a dar frutos.

O apoio da família para o engenheiro concurseiro é fundamental para que ele se sinta motivado e tranquilo para seguir seu sonho de se tornar um funcionário público e garantir sua estabilidade financeira. A lição aqui é que, mesmo quando tudo leva a crer que se está no caminho errado, tente mais uma vez.

Gostou da nossa lista? Conhece mais algum filme que pode servir de inspiração nesta caminhada rumo ao funcionalismo público? Conte para a gente nos comentários.

Você conhece a Máquina de Aprovação em concursos públicos para engenheiro civil? Com ela você consegue organizar o seu tempo de estudo pelas disciplinas que mais precisa se aplicar e ainda testa seus conhecimentos, constantemente, por meio dos Simulados oferecidos pela plataforma.

Quer saber mais? Clique aqui para baixar gratuitamente o Manual de Engenharia Civil para Concursos.